Safari pela primeira vez - Tudo o que precisa de saber

África pela primeira vez: tudo o que precisa de saber

Um guia para o seu primeiro safari africano

Este documento serve de guia para as principais considerações a ter em conta quando se vai fazer uma primeiro Safari africano. Com mais de 25 anos de experiênciaEstamos bem equipados para lhe fornecer informações valiosas.

Aventurar-se em África pela primeira vez é uma viagem indescritível. É um continente que transborda de encanto - desde as suas paisagens de uma diversidade de cortar a respiração até à sua tapeçaria cultural e encontros transformadores com a vida selvagem.

Sendo um continente extenso e culturalmente rico, África promete algumas das mais extraordinárias aventuras de viagem imagináveis. É ideal para todos os tipos de viajantes, quer deseje aventuras de cortar a respiração, imersão numa natureza selvagem intocada, intercâmbios culturais esclarecedores, retiros luxuosos ou safaris repletos de vida selvagem. E, se não tiver a certeza de algum dos termos que mencionámos, dê uma vista de olhos ao nosso glossário para uma lista de palavras de safari que provavelmente irá encontrar nas suas aventuras pelo continente.

Encontre inspiração sobre as razões pelas quais deve visitar África.

1. Como é que é um dia típico de safari?

Os hóspedes desfrutam do pôr do sol durante um passeio de carro perto do acampamento linkwasha em hwange, no zimbabué
Sundowners habituais durante um passeio noturno de caça | Linkwasha Camp

Embora cada dia de safari seja imprevisível (nunca há dois dias iguais), existe uma estrutura diária habitual que é normalmente respeitada. É um ritmo familiar que combina a observação de animais selvagens com amplas oportunidades para descontrair e relaxar num conforto com tudo incluído - umas férias de sonho para qualquer tipo de viajante.

Uma prática comum é a realização de dois safaris por dia, cada um com uma duração aproximada de três horas - um ao amanhecer e outro ao fim da tarde, coincidindo com a altura em que a vida selvagem está mais ativa. São também as alturas mais oportunas para apreciar o icónico nascer e pôr do sol africanos.

Veja mais detalhadamente o que esperar de um dia típico de safari em África.

Passar seis horas ou mais em safaris pode parecer assustador, mas com a observação da vida selvagem, as conversas com o guia e os batedores e as paragens para tomar café ou tomar o sol, o tempo passa rapidamente.

Como é que os safaris funcionam realmente?

2. Como decidir onde ir em África e quantos dias passar num safari?

 

África é um continente enorme, com os melhores destinos para safaris localizados numa grande variedade de países da África Oriental e Austral.

É uma grande afirmação, mas há realmente um safari africano para todos. Se estiver a pensar onde ir, podemos indicar-lhe os destinos mais emblemáticos e populares de África, bem como as jóias escondidas e os refúgios fora dos circuitos habituais.

Leia a nossa opinião sobre os melhores locais para fazer um safari.

Os nossos destinos mais populares para quem vai pela primeira vez a um safari são

Para os clientes que estão interessados em passeio de gorila recomendamos vivamente que dedique algum tempo à sua viagem:

Entre os destinos mais fora do comum preferidos pelos visitantes que regressam a África incluem-se

3. Que tipo de Safari escolher?

Um balão de ar quente sobrevoa o masai mara perto do acampamento do pequeno governador
Um safari de balão de ar quente é uma viagem mágica através da natureza. | Little Governors Camp, Masai Mara

As aventuras de safari existem em todas as formas e tamanhos, desde safaris a pé a safaris com condução própria, até voos de balão de ar quente sobre as vastas manadas da Grande Migração. Como decidir que tipo de safari é o mais adequado para si?

4. Qual é a melhor altura para fazer um safari?

Um veículo de safari no meio das manadas de gnus durante a migração dos gnus no norte do Serengeti
O Ubuntu Migration Camp proporciona lugares na primeira fila para a chegada das manadas de gnus ao Serengeti, bem como travessias dramáticas de rios desde o final de junho até meados de novembro, quando as manadas deixam o norte | Ubuntu migration Camp

Decidir quando visitar África é um excelente ponto de partida para planear o seu safari e depende inteiramente do que quer ver e experimentar. Regra geral, África é quente e soalheira durante todo o ano. Mas certos países, e mesmo regiões dentro desses países, registam uma variedade de climas.

O ponto-chave a reter sobre o clima quando se está a planear um safari africano é a diferença entre as estações seca e húmida de cada região (também conhecidas como estações alta e baixa).

Se tem um mês específico em que gostaria de viajar, o nosso onde viajar e quando selecione o mês abaixo para ver as nossas recomendações sobre o melhor destino a visitar no mês pretendido:

Onde fazer um safari em janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembroPolvor, novembro ou dezembro.

5. Quanto é que custa um Safari?

Um helicóptero sobrevoa o alojamento da ilha de Benguela
Por um custo adicional, desfrute de actividades como voos panorâmicos de helicóptero com vistas deslumbrantes sobre a Ilha de Benguerra e o arquipélago. | Benguerra Island Lodge

Estando no sector dos safaris há quase três décadas, uma das perguntas mais frequentes que nos fazem é: 'Porque é que os safaris africanos são tão caros??' Não é segredo que um safari não será a viagem mais barata que alguma vez fará, mas é uma das experiências de férias mais emocionantes e memoráveis que alguma vez terá.

São muitos os factores que influenciam o custo de um safari africano - localização, duração da viagem, época do ano e nível de conforto - e uma série de razões pelas quais um safari não é um feriado barato. Consulte alguns recursos que explicam tudo isto em pormenor:

6. Coisas a ter em conta ao reservar um safari

Asilia africa namiri retreats área da piscina
Desde alojamentos ultra-luxuosos a campos de tendas acidentados, África tem algo para cada viajante | Namer Plains Retreats, Asilia Africa

Tanto a sua satisfação como o seu orçamento estão em risco num destino com culturas estrangeiras, viagens remotas, logística invulgar e complexa e um oferta diversificada de alojamento. A maioria dos clientes gosta da segurança de ter um Especialista em Safaris Africanos que tem conhecimento em primeira mão e pode guiá-lo através do processo de pesquisa e reserva, e fornecer apoio no terreno durante a viagem. Reservar com a Go2Africa também garante que todos os seus alojamentos, transferes e experiências são feitos numa única reserva, o que significa que qualquer problema fora do seu controlo que afecte um aspeto desencadeia automaticamente uma compensação no outro.

Descubra as razões pelas quais deve considerar utilizar um agente de viagens ou um operador turístico para o ajudar a reservar o seu safari.

Quer se trate de uma viagem económica ou de luxo, vai gastar uma quantia substancial de dinheiro e vai querer consultar um especialista bem viajado que lhe possa dar a melhor experiência possível - mesmo que, em última análise, queira tentar fazer a reserva por si próprio.

 

Eis algumas boas perguntas a fazer a um safari africano antes de reservar.

 

7. Porquê reservar com a Go2Africa?

Go2africans num safari
Go2Africans num safari | Go2Africa

Mais de 25 anos de experiência
Desde 1998, criámos férias inesquecíveis com safaris africanos para mais de 200.000 viajantes, que deixam um impacto positivo duradouro.

Nós sabemos porque vamos
Temos conhecimento em primeira mão de todos os destinos, alojamentos e actividades que recomendamos dos nossos mais de 1 000 parceiros de safaris cuidadosamente selecionados.

Estamos convosco até ao fim
Tratamos de todos os pormenores, oferecendo assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana e conhecimentos locais a partir do fuso horário correto, até regressar a casa em segurança.

Está em mãos experientes
Com os mais premiados Top Travel Specialists em África pela Conde Nast Traveler e liderados por um dos especialistas da lista A da Travel & Leisure, está em boas mãos.

Juntos, causando um impacto positivo
Cada viagem connosco tem um impacto positivo significativo ao criar soluções sustentáveis, permitindo que as pessoas e a natureza prosperem mutuamente.

Proteção financeira completa
Os nossos clientes estão totalmente cobertos pelo nosso seguro de incumprimento do fornecedor e pela nossa garantia de acreditação junto da Associação de Serviços de Turismo da África Austral.

Consulte alguns dos nossos recursos adicionais:

8. Causar um impacto positivo durante o safari

Jovens membros da tribo samburu passeiam pelas planícies de samburu
Os safaris com impacto positivo beneficiam tanto as comunidades locais como a vida selvagem | Sasaab, Quénia

Como líder na esfera das viagens de safari, orgulhamo-nos de que um dos nossos valores fundamentais na Go2Africa seja Conservamos. Para vivermos de todo o coração os nossos valores, estamos empenhados em assegurar que as viagens dos nossos clientes sirvam como uma ajuda para conservar e proteger a vida selvagem de África, os lugares selvagens e as comunidades circundantes.

Estamos ativamente envolvidos em iniciativas em todo o continente com parceiros locais que partilham o nosso compromisso e a nossa visão das viagens como uma oportunidade para gerar um impacto positivo. Juntos, pretendemos criar um futuro sustentável e próspero para os ecossistemas naturais de África e para as pessoas cujos meios de subsistência estão diretamente ligados a eles.

Quer esteja à procura de experiências imersivas de conservação de gorilas, a ajudar a contribuir para os esforços de combate à caça furtiva no Parque Nacional Kruger ou a angariar fundos essenciais para crianças em idade escolar nas zonas rurais, oferecemos uma gama de itinerários de safari que lhe permitem fazer verdadeiramente a diferença quando viaja para África.

Todos os nossos Safaris de Impacto Positivo incluem um donativo da Go2Africa para um ou mais dos projectos e parcerias de Impacto Positivo que apoiamos ativamente em todo o continente.

Alguns destes safaris também lhe permitem ter experiências práticas, ou visitar um dos nossos projectos de vida selvagem, comunitários ou ambientais geridos por um dos nossos muitos parceiros. Pode ser qualquer coisa, desde ajudar a colocar uma coleira num rinoceronte para recolher dados vitais de conservação, até pintar uma sala de aula e dar a sua própria aula numa aldeia rural.

 

Ajude-me a planear