Um casal sentado à volta de um boma em Madagáscar com palmeiras e o oceano ao fundo | Go2Africa

Porquê visitar Madagáscar

Razões para visitar Madagáscar

Onde a felicidade à beira-mar encontra a maravilha da vida selvagem

Madagáscar, justamente conhecido como as "Galápagos do Oceano Índico", não é apenas uma ilha paradisíaca requintada, mas um lugar onde a maior parte da fauna e da flora são endémicas - o que significa que não se encontram em mais nenhum lugar do mundo. É um dos poucos Hotspots de Biodiversidade oficiais do mundo, com uma lista invejável de maravilhas da vida selvagem. Se a vida selvagem local não for suficiente, Madagáscar é também o complemento perfeito para uma safari e férias na praia.

Uma mistura única de luxo e aventura fora dos circuitos habituais confere a Madagáscar uma qualidade intemporal e garante que há algo para seduzir todos os viajantes. Passeie ao longo de praias de areia branca ao pôr do sol, brinque com a vida marinha local enquanto pratica snorkelling ao longo do recife de coral e descubra as celebridades locais da ilha, os lémures. Para terminar o dia, desfrute da cozinha local com vista para o oceano azul claro - pura felicidade!

Madagáscar é um bom lugar para visitar? A resposta seria um retumbante sim. Passe os seus dias a explorar as ilhas circundantes mais pequenas, como Nosy Be e Île Sainte-Marie, embarque em caminhadas emocionantes, atravesse paisagens diversas que vão do luxuriante ao árido e experimente várias actividades aquáticas. Visite Madagáscar se as praias pouco concorridas, as enseadas escondidas e a beleza de cortar a respiração lhe parecerem uma ideia de paraíso.

Eis as nossas cinco principais razões para o fazer viajar para Madagáscar:

1. Paraíso à beira-mar

Um casal relaxa debaixo de uma árvore numa praia em Madagáscar | Go2Africa
Felicidade à beira-mar no Constance Tsarabanjina em Madagáscar

Quando se pensa nas praias mais bonitas, vêm sempre à mente as grandes - Maurícias, Seychelles e Maldivas - mas o que dizer das requintadas praias paradisíacas de Madagáscar? Embora o continente tenha a sua quota-parte de praias de cortar a respiração, como Tulear e Ifaty, as ilhas circundantes mais pequenas também albergam alguns locais excepcionais.

Nosy Be, ou "Ilha Grande", é uma das ilhas mais populares para visitar, com os seus deslumbrantes recifes de coral, praias de areia fina e mangais luxuriantes. As águas azuis e brilhantes e a areia branca contrastam para criar um cenário que parece saído dos Piratas das Caraíbas.

A Île aux Nattes, ou Nosy Nato, é outra ilha que deve fazer parte da lista quando se visita Madagáscar. Extensões aparentemente intermináveis de areia em pó, palmeiras balançando na brisa e água cristalina combinam-se para criar um oásis na ilha.

Quando ir a Madagáscar

 

2. A maravilhosa vida selvagem

Lémure de pelo vermelho sentado numa árvore em Madagáscar | Go2Africa
Conhecer a vida selvagem local - um lémure de rufo vermelho | Louise Jasper / Masoala Forest Lodge

De acordo com o World Wildlife Fund, aproximadamente 95% dos seus répteis, 89% da sua vida vegetal e 92% dos seus mamíferos são endémicos da ilha e não existem em nenhum outro lugar do mundo. Os seus habitantes incluem uma das espécies mais raras do mundo, o lémure Silky Sifaka, também conhecido como "O Anjo da Floresta" devido ao seu pelo branco e peludo. A tartaruga Ploughshare é outra espécie ameaçada, endémica de Madagáscar, da qual restam cerca de 1.000 exemplares.

Os mamíferos mais emblemáticos da ilha - os lémures - estão presentes em toda a ilha, com cerca de 60 espécies conhecidas - sobretudo o lémure de cauda anelada preto e branco Catta. Alguns dos melhores locais para ver estes ágeis habitantes das árvores são o Parque Nacional de Ranomafana, o Parque Nacional de Andasibe e Loky-Manambato em Daraina. Observe-os no seu habitat natural em algumas das ilhas menos povoadas, como Nosy Komba e a ilha de Aye-Aye.

Outras espécies a ter em conta são os camaleões em constante mutação, os mochos vermelhos de Madagáscar e o maior carnívoro mamífero, o Fossa. Para os entusiastas dos aviários, é aconselhável ter à mão um par de binóculos para observar algumas das 285 espécies de aves existentes nas ilhas, cerca de 100 das quais são endémicas.

Onde ir em Madagáscar

 

3. Apanhar ondas

Um casal a caminhar pela praia em direção a um pequeno barco em Madagáscar
Partida para actividades aquáticas no Constance Tsarabanjina Resort, Madagáscar

Convite a todos os surfistas! Madagáscar e as ilhas circundantes escondem alguns spots de surf fantásticos, adequados tanto para principiantes como para níveis mais avançados. Normalmente, o lado sudoeste da ilha é considerado o melhor para a prática do surf, com vários spots de alta qualidade. Devido ao facto de o mar se encontrar ao largo, o acesso à maioria dos spots é feito por barco, o que cria a oportunidade perfeita para desfrutar de um mergulho com snorkel à volta do recife na mesma viagem.

Corre é um excelente local para todos os gostos, adequado para principiantes e níveis mais intermédios. Lavanono é ideal para um dia típico de uma ilha paradisíaca - relaxar na praia, fazer snorkelling em águas límpidas e apanhar uma ou duas ondas. De igual modo, Ambila Lamentsa oferece um trecho de costa deslumbrante com ondas variadas para principiantes e surfistas mais confiantes. Para uma praia isolada com grandes ondas, a praia de Ifaty é o destino perfeito. As ondas são melhores junto ao recife de coral e não são adequadas para principiantes, mas são um deleite para os surfistas mais experientes. Outros locais mais avançados incluem Flameballs, Little Teaupoo e Mangoro.

Onde ficar em Madagáscar

 

4. Flora fascinante

Explorar a famosa Avenida dos Baobás.

Visite as árvores centenárias que se encontram na deslumbrante Avenida dos Baobás, uma fila de árvores de folha caduca gigantes com mais de 800 anos de idade e até 30 pés de altura. Seis das oito espécies de baobás conhecidas encontram-se em Madagáscar, bem como cerca de 12.000 espécies de plantas, das quais 70 a 80% são endémicas. Um facto curioso: podem ser encontradas 860 espécies de orquídeas nas ilhas.

Descubra algumas das requintadas flora e paisagens do Parque Nacional Tsingy de Bemaraha, incluindo as catedrais de calcário e as formações frequentemente referidas como "A Floresta de Pedra". A flora diversificada, a fauna interessante, as grutas escondidas, os desfiladeiros estreitos e os belos trilhos para caminhadas fazem deste um local fantástico para visitar.

Conselhos de viagem para Madagáscar

 

5. Observação de baleias

Baleia jubarte em Madagáscar | Go2Africa
Uma bela baleia jubarte ao largo da costa de Madagáscar | Masoala Forest Lodge

De meados de junho a setembro, Madagáscar é palco de grupos de baleias jubarte em migração. As baleias dirigem-se para águas mais quentes para se reproduzirem e parirem antes de partirem novamente. Embora os seus movimentos de rutura e de cauda de lobo possam ser vistos a partir da costa, as excursões de barco de observação de baleias proporcionam uma perspetiva emocionante das suas actividades.

As baleias são frequentemente encontradas a banhar-se na baía que separa Madagáscar de Nosy Be, mas tendem a seguir um caminho à volta da ilha. Nosy Be é também um local fantástico para nadar com os tubarões-baleia, conhecidos como os maiores peixes do mar.

Para além das baleias jubarte, Madagáscar, mais especificamente Nosy Be e Nosy Iranja, é conhecida por albergar uma espécie rara de baleia, a baleia de Omura. Um verdadeiro deleite para os entusiastas das baleias.

Ajude-me a planear

O que os viajantes mais gostaram em Madagáscar

Praias

Observação de aves

Mergulho e snorkelling

Comida e vinho

Cruzeiros ao pôr do sol e passeios de barco

Vida selvagem e safari