Uma árvore petrificada no deserto da Namíbia com grandes dunas de areia "vermelha" ao fundo | Go2Africa

Guia de viagem Namíbia Safari

Porquê fazer um Safari na Namíbia?

Como chegar à Namíbia

Planear a sua viagem

A Namíbia é um lugar onde o conceito de "vastidão" pode não só ser verdadeiramente compreendido, mas também sentido. É claro que são as gigantescas e incomparáveis dunas de areia do antigo deserto do Namibe que mais se destacam num itinerário de férias na Namíbia. Mas este país da África Austral, situado entre o Kalahari e o Oceano Atlântico, tem muito mais na manga.

A enorme e escassamente povoada Namíbia é um país de céus gigantescos e paisagens dramáticas. Destinos como Damaraland, a Costa dos Esqueletos, repleta de naufrágios, ou Kaokoveld ecoam literalmente com o vazio e a atmosfera. No entanto, excelentes alojamentos estão escondidos nestas regiões remotas e proporcionam aos intrépidos viajantes refúgios de serenidade e conforto. E há muito mais vida selvagem do que se possa pensar!

Se a observação de animais únicos está na sua lista de desejos, então o Vida selvagem na Namíbia não irá desiludir. O Parque Nacional de Etosha, famoso pelos seus charcos repletos de animais e pela abundância de predadores, oferece uma excelente visão de caça. Pequenas populações de elefantes, rinocerontes negros, girafas, avestruzes, órix e leões adaptados ao deserto podem ser observados em destinos menos conhecidos, como Damaraland e Kaokoveld. Estes animais únicos adaptaram os seus estilos de vida para sobreviverem num dos ambientes mais agrestes do nosso planeta, e avistá-los é um ponto alto em qualquer Safari na Namíbia.

As férias na Namíbia são ideais para os entusiastas da vida selvagem, ao passo que as suas boas infra-estruturas rodoviárias e os destinos de fácil acesso proporcionam safaris simples de condução autónoma para os viajantes mais independentes. Alguns dos melhores alojamentos na Namíbia são alojamentos remotos, luxuosos e exclusivos que proporcionam férias românticas na Namíbia para casais, enquanto as famílias com crianças ficarão encantadas com a natureza segura, funcional e amigável do país.

Um lugar de paisagens de outro mundo

Dunas no Deserto do Namibe, Namíbia | Go2Africa

Se tem andado a pesquisar uma viagem a este país, provavelmente já se deparou com frases como "Namibia moonscape" ou "Namibia welwitschia plains". O deserto da Namíbia, o mais antigo deserto da Terra, não só faz do país um dos locais menos densamente povoados do mundo, como também é responsável por proporcionar paisagens inigualáveis na Namíbia, do tipo "ver para crer".

As enormes dunas de areia do Namibe, as planícies áridas de cascalho e o terreno montanhoso fazem com que o cenário e as paisagens da Namíbia sejam dos mais dramáticos que alguma vez verá. De facto, em algumas zonas da Namíbia, sentir-se-á como se tivesse aterrado em Marte.

  • Deslizar sobre O vermelho de Sossusvlei dunas de areia num avião de ar quente safari de balão.
  • Visite o assustadoramente belo Deadvlei ("pântano morto").
  • Explore a beleza selvagem e acidentada de Damaraland.
  • Faça excursões em 4×4 e passeios guiados pela praia ao longo da a assombrosamente bela Costa dos Esqueletos.
  • Espreite as profundezas do Fish River Canyon, o segundo maior desfiladeiro do nosso planeta.
  • Ficar impressionado com a observação de estrelas na Reserva Natural NamibRandA Reserva Internacional do Céu Escuro é a única em África e o segundo local na Terra a ser designado com o estatuto Gold Tier.
As melhores atracções turísticas da Namíbia

 

Oportunidades únicas de observação de animais selvagens

Rinoceronte no Parque Nacional de Etosha, Namíbia | Go2Africa

Durante a estação seca da Namíbia (maio a outubro), os charcos temporários em redor do Etosha Pan tornam-se um íman para um número de animais de proporções bíblicas. Parque Nacional de Etosha é dominada por esta colossal panela mineral (do tamanho da Holanda), enquanto as pradarias circundantes são locais de alimentação para densas manadas de caça de planície e vida selvagem da Namíbia, como o elefante, o rinoceronte, o leão, o leopardo, a chita e a girafa.

Damaralândia é o lar de pequenas populações de elefantes adaptados ao deserto, rinocerontes negros, girafas, avestruzes, órix e gazelas. Os elefantes adaptados ao deserto podem viajar até 70 quilómetros (40 milhas) por dia através do deserto em busca de comida e água - e, ao contrário dos seus primos maiores da savana, não destroem nenhuma árvore na sua busca de alimento.

Kaokoveld é uma paisagem montanhosa de beleza agreste e de outro mundo. A região é um refúgio para os raros leões, elefantes, rinocerontes negros, girafas e órix adaptados ao deserto. Os leões nómadas de Kaokoveld adaptaram o seu estilo de vida para sobreviverem num dos ambientes mais agrestes do mundo. É difícil encontrar alimento no deserto, pelo que estes poderosos felinos aprenderam a abater animais de grande porte como a girafa e até o elefante.

  • Ver enorme número de animais selvagens da Namíbia em Etosha durante a estação seca.
  • Seguir a pé o rinoceronte adaptado ao deserto em Damaraland.
  • Procurar por elefante e leão raros que habitam o deserto em Kaokoveld.
  • Observe as focas do Cabo e a esquiva hiena castanha em Safaris na Costa dos Esqueletos.
  • O Faixa de Caprivi na Namíbia é um paraíso para a observação de aves.
Melhor altura para visitar a Namíbia

 

O derradeiro parque infantil de aventura

Escalando uma duna no deserto do Namibe, Namíbia | Go2Africa

Quando se trata de grande escala e beleza natural, as paisagens épicas da Namíbia são difíceis de superar. Imagine dunas de areia ocre com mais de 300 metros de altura, inselbergs imponentes ou uma costa tempestuosa repleta de naufrágios e ossos de baleias e focas.

Desde o sandboarding nas dunas do deserto mais antigo do nosso planeta até à escalada dos flancos de granito do "Matterhorn de África", as férias na Namíbia oferecem uma infinidade de actividades para os amantes da emoção.

  • Caminhada pelo segundo maior desfiladeiro do mundoO desfiladeiro do rio Fish.
  • Deslize pelas enormes dunas do Namibe numa prancha de areia.
  • Ir escalada em Spitzkoppe, um inselberg que se eleva acima das planícies desérticas de Damaraland.
  • Bicicleta de montanha nos singletracks através da paisagem lunar da Namíbia nos arredores de Swakopmund.
  • Desfrute de um passeio de balão de manhã cedo sobre a espetacular Dunas de Sossusvlei.

Conheça os especialistas do deserto

Membro da tribo Himba em Kaokoland, Namíbia.

Viaje até um canto remoto do Kalahari para conhecer os San Bushmen. Esta sociedade indígena de caçadores-recolectores ainda utiliza tecnologia da Idade da Pedra, mas possui um conhecimento do seu ambiente que os investigadores só agora começam a compreender. É extraordinário testemunhar a sua compreensão do ambiente natural e as suas capacidades de sobrevivência são inacreditáveis.

Os Himba são um povo indígena que vive na região de Kaokoveld, no norte da Namíbia. Conhecê-los é uma das principais interações culturais que se pode ter em África. São famosos por se cobrirem com otjize A pasta Himba - uma mistura cosmética de gordura de manteiga e pigmento ocre - para se protegerem do clima rigoroso, quente e seco do deserto. Esta pasta confere à pele e ao cabelo dos Himba um estilo, uma textura e um tom vermelho-alaranjado muito caraterísticos.

  • Saiba mais sobre o as extraordinárias capacidades de sobrevivência dos San BushmenAs primeiras culturas da África Austral.
  • Passar tempo com os HimbaA população da Namíbia é considerada o último povo nómada da Namíbia.
Onde ir na Namíbia

Como chegar à Namíbia: Deve ir de carro ou de avião?

Para tirar o máximo partido de umas férias na Namíbia, ou precisa de tempo suficiente ou de orçamento suficiente. Se tiver orçamento, é muito fácil viajar de avião entre os cantos mais remotos deste país colossal. Mas se tiver muito tempo e um espírito independente, não há melhor país em África para fazer uma viagem safaris em auto-condução.

Conduzir por si próprio não é de modo algum uma exploração intrépida. O aluguer de automóveis pode ser organizado para si com um itinerário completo, mapas detalhados e toda a informação de que necessita para desfrutar em segurança das suas férias na Namíbia.

As distâncias podem parecer assustadoras, mas as estradas do país são boas, rectas e pouco movimentadas. Conduzir por si próprio não só lhe dá total liberdade para criar uma aventura ao seu próprio ritmo, como também o mergulha na grandeza natural e no vazio absoluto das paisagens da Namíbia.

  • Umas férias na Namíbia em veículo próprio é o a forma mais popular de explorar o país.
  • Muito boas infra-estruturas rodoviárias em zonas de safari como o Parque Nacional de Etosha.
  • Conduzir-se a si próprio é o a forma mais económica de viajar.
  • Ter total liberdade para desfrutar das suas férias na Namíbia ao seu próprio ritmo.

Se quiser conduzir

É um prazer conduzir na Namíbia. As infra-estruturas são geralmente boas e bem conservadas, e há poucos condutores nas auto-estradas (e certamente não há engarrafamentos). Se tiver mais de uma semana para passar, é possível conduzir até aos principais locais do norte, como Windhoek (a capital), Swakopmund e Etosha. As distâncias são longas e é preciso estar à vontade para conduzir do lado esquerdo da estrada, estar sem rede de telemóvel em algumas zonas e mudar um pneu sobresselente rebentado, se necessário. Um 4×4 com ar condicionado torna as viagens muito mais confortáveis. No entanto, tenha em atenção que passará todos os dias a conduzir e não terá muito tempo para simplesmente desfrutar da atmosfera única da Namíbia.

É muito melhor reservar pelo menos duas semanas para percorrer as maiores atracções da Namíbia. Isto provavelmente não lhe dará tempo suficiente para ver o Fish River Canyon, que fica muito a sul, perto da fronteira com a África do Sul, mas permitir-lhe-á passar alguns dias em cada local e não ter de conduzir todos os dias. Ninguém quer passar as suas férias anuais num carro.

Três semanas permitir-lhe-ão ter o privilégio de aproveitar o seu tempo e talvez até ver áreas como a Costa dos Esqueletos, a Faixa de Caprivi (que é exuberante e verde graças aos rios Okavango, Chobe e Zambeze) e outros locais fora de mão. Se tiver tempo, não deixe de visitar o local da chuva de meteoritos Gideon, onde cerca de 150 meteoritos caíram na Terra há 600 milhões de anos, ou a árvore Ombalantu Baobab, com 800 anos de idade e capacidade para 35 pessoas no seu tronco (que já serviu de igreja, posto de correios e prisão ao longo dos anos).

Um homem corre nas dunas de Sossusvlei, na Namíbia.

Se quiseres voar

Se quiser fazer alarde e ver as espectaculares paisagens da Namíbia a partir do ar, então voar entre os seus alojamentos em aviões ligeiros é a melhor opção. A Safari aéreo na Namíbia custa muito mais do que conduzir, mas liberta muito mais tempo: uma viagem de várias horas é radicalmente condensada, dando-lhe mais tempo para desfrutar dos alojamentos, fazer safaris ou ver as vistas.

No entanto, nem todos os campos têm acesso a pistas de aterragem, pelo que o seu itinerário será influenciado por esse facto. Voar é definitivamente a forma mais fácil e mais confortável de chegar a lugares remotos como a Costa dos Esqueletos ou Kunene, na fronteira com Angola.

A nossa solução: Conduzir and Voar

A nossa sugestão é combinar a condução e o voo para reduzir os custos, proporcionar-lhe alguma aventura e permitir-lhe maximizar o seu tempo na Namíbia sem gastar muito.

Assim, por exemplo, pode querer conduzir de Windhoek para Swakopmund e para o Parque Nacional de Etosha via Damaraland, mas voar de volta para Windhoek a partir de Etosha (uma viagem de mais de 7 horas) para o seu voo de regresso a casa. Ou, se estiver realmente interessado em ver o Fish River Canyon, pode cortar as mais de 8 horas de viagem de ida e volta a partir de Windhoek, voando. Há muitas opções disponíveis e o seu Especialista em Safaris em África poderá consultá-lo sobre a melhor opção para o seu tempo e orçamento.

Uma pessoa em cima de um veículo de safari no céu noturno da Namíbia.

 

Como planear a sua viagem à Namíbia

Uma das coisas mais emocionantes de sempre é planear o seu safari. Podemos facilmente passar horas a sonhar com as fantásticas observações da vida selvagem que vamos ter, os deliciosos sundowners que vamos saborear, as pessoas fantásticas que vamos conhecer, etc. Mas, como todas as coisas, é mais provável que os sonhos se tornem reais quando são sustentados por planos sólidos estruturados com a ajuda de especialistas no terreno.

A Namíbia é um destino de sonho, mas há muitos aspectos a ter em conta:

É a sua primeira viagem a África?

A maioria dos nossos clientes já visitou África anteriormente e assinalou os "grandes" como o Parque Nacional Kruger, a Cidade do Cabo, as Cataratas Vitória, o Serengeti ou o Masai Mara antes de se aventurarem num destino mais remoto como a Namíbia.

Se quer conduzir, já conduziu longas distâncias antes??

Embora a paisagem possa ser bonita, existem muito poucas cidades ou mesmo estações de serviço na Namíbia onde se possa parar para ir à casa de banho ou comprar um café. Por vezes, uma árvore na berma da estrada é tudo o que se tem, o que faz parte da diversão para os nossos viajantes mais aventureiros.

Gosta de conduzir em grupo?

Durante horas a fio, poderá não falar com mais ninguém, por isso é melhor dar-se bem com os seus companheiros de viagem se estiver a conduzir pela Namíbia.

Quais são os seus "must-sees" ou "must-dos"?

A menos que tenha muito dinheiro e tempo, poderá não ser possível ver e fazer tudo o que um país tão variado como a Namíbia tem para oferecer. Comece pelos seus interesses e preferências e trabalhe a partir daí. Se preferir história a caminhadas, então mais dias em Swakopmund (onde a cerveja ainda é fabricada de acordo com uma lei de pureza alemã de 1516, emitida na Baviera) e menos dias em Sossusvlei são melhores para si. Se gosta mais de observação de aves do que de cerveja, então maximize o seu tempo na Faixa de Caprivi e perca um ou dois dias em Swakop.

Vista de silhueta de árvores de aljava contra um céu crepuscular na Namíbia.

Quando é que queres ir?

Se quiser ver Etosha e Damaraland na época alta, então é melhor começar a planear com um ano de antecedência. Isto pode parecer extremo e desnecessário, mas o alojamento é limitado e esgota-se rapidamente. Se deixar para muito tarde, poderá não conseguir garantir alojamento. A disponibilidade é uma questão fundamental para planear um itinerário completo e satisfatório na Namíbia.

Com quem viaja?

Os quartos familiares podem ser difíceis de garantir se três ou mais pessoas viajarem juntas - outra grande razão para planear o mais cedo possível. Se estiver a viajar com crianças pequenas, tenha em atenção que as crianças com menos de seis anos não são frequentemente acomodadas em veículos de safari abertos. Alguns guias também podem não parar quando avistam predadores se houver crianças num veículo aberto.

De onde é que vem?

Existem voos limitados mas regulares da Europa e do Médio Oriente para a capital, Windhoek. Se vier de outros países, como os Estados Unidos ou a Austrália, poderá ter de voar para Joanesburgo, na África do Sul, e aí pernoitar antes de seguir para a Namíbia.

Assim que tiver os aspectos práticos definidos - quando quer viajar, quanto quer gastar, o que quer ver e fazer, e com quem quer ir - pode entregar todo o planeamento, a papelada e a administração ao seu consultor de viagens e voltar a sonhar acordado com a possibilidade de aterrar na Namíbia!

Pronto para planear o seu melhor Safari na Namíbia?

Entre em contacto com os nossos especialistas em safaris em África, que têm mais de duas décadas de experiência e conhecimento no planeamento de itinerários feitos à medida na África Austral e Oriental, e comece a planear a sua viagem de sonho:

Ajude-me a planear

O que os viajantes mais gostaram na Namíbia

Interações culturais

Balão de ar quente

Concessões privadas e áreas de conservação

Cenário

Auto-condução

Safaris a pé

Vida selvagem e safari